22/01/2021
Na tarde de segunda-feira (18), representantes da Segurança Pública e produtores rurais participaram da apresentação do projeto Polícia Rural Georreferenciado. Trata-se de uma iniciativa de Ação da Policia Militar do estado de Mato Grosso, visando o combate ao crime organizado e à diminuição dos roubos de defensivos e insumos agrícolas, crime bastante comum nas áreas rurais do Estado.
Essa Ação, que já foi implantada no município vizinho de Rondonópolis desde 2014, com o aumento da capacidade de atendimento aos produtores em 2017, foi apresentado pelo tenente coronel Cleber Cândido Moreno, coordenador do movimento, que explicou como é feito o policiamento através do projeto. “Consiste em rondas em perímetros pré-determinados, troca de experiências e informação entre a polícia e o produtor rural. O policial sairá dos quartéis para patrulhar, cadastrar e dar essa atenção devida ao homem do campo”, ressaltou o tenente coronel, destacando que o projeto terá implantação imediata.
A coronel do 11º Comando Regional de Primavera do Leste, Francyanne Siqueira Chaves Lacerda, expôs que inicialmente será promovida uma reunião para finalizar todos os detalhes e tratativas administrativas, para assim iniciar o que preconiza o projeto. “Precisamos fazer a divisão da nossa região e traçar linhas de ação para iniciar. O policiamento rural nós já desenvolvemos e agora vamos mudar a forma de desempenhar, e acredito que teremos mais efetividade”, destacou.
O projeto foi aprovado por unanimidade entre os produtores rurais presentes, filiados ao Sindicato Rural de Primavera. Em nome de todos, o presidente Marcus Bravin agradeceu a iniciativa da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. “Recebemos de braços abertos essa iniciativa, nós produtores rurais sempre sonhamos com a Patrulha Rural e policiamento no campo, mesmo por que, como bem relatou o tenente coronel Cleber, hoje as grandes quadrilhas que antes assaltavam bancos, estão vindo para o campo devido aos defensivos agrícolas e fertilizantes com valor muito alto, e isso faz com que não consigamos manter famílias de trabalhadores no campo. Como presidente deste Sindicato Rural e Diretor da APROSOJA-MT, garanto fazer tudo que for preciso para viabilizar a implantação deste projeto”.
Av. Campo Mourão, 1.500 - Distrito Industrial anexo ao Parque de Exposição - Primavera do Leste/MT - CEP: 78850-000
(66) 3498. 2008 / (66) 9.9918-2008
sdrural@gmail.com
(66) 9.9918-2008